quinta-feira, 16 de março de 2017



Choque Elétrico




  • O que é?


Reação do organismo a uma passagem de corrente elétrica. Essa corrente passa pelo nosso organismo devido ele ser um bom condutor do fluxo de elétrons.



  • Pode causar:

Queimaduras;
Parada cardíaca;
Morte, exemplo no link a seguir:https://www.youtube.com/watch?v=KIZ5s-cUb6M

Efeitos estimados causados por corrente contínua de 60 Hertz:

CORRENTE CONSEQUÊNCIA   
1mA                apenas perceptível
10mA        "agarra" a mão   
16mA        máxima tolerável   
20mA        parada respiratória   
100mA        ataque cardíaco   
2A                parada cardíaca   
3A                valor mortal  






Autor: Polaridade Máxima.

O CHOQUE E SEUS EFEITOS NO CORPO HUMANO



Quando uma corrente elétrica passa pelo corpo humano, estamos aptos a sentir os seguintes efeitos: pequeno formigamento, dores, espasmos musculares, contrações musculares, alterações nos batimentos cardíacos, parada respiratória, queimaduras e morte.
Valores aproximados de corrente e os danos que causam;
1mA a 10mA- apenas formigamento.
10mA a 20mA- dor e forte formigamento.
20mA a 100mA- convulsões e paradas respiratórias.
100mA a 200mA- queimaduras e parada cardíaca.

Grupo: Tesla no grau.

quarta-feira, 15 de março de 2017

CHOQUE ELÉTRICO E SUAS CONSEQUÊNCIAS.

Choque elétrico, como provavelmente é de seu conhecimento, é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer. Vários efeitos do choque podem ser observados dependendo de alguns fatores como, por exemplo, a região do corpo que é atravessada pela corrente.

A intensidade da corrente é, entretanto, o fator mais relevante nas sensações e consequências do choque elétrico. Estudos cuidadosos desse fenômeno permitiram chegar aos seguintes valores aproximados: 
- uma corrente de 1mA a 10mA, provoca apenas uma sensação de formigamento;
- correntes de 10mA a 20mA já causam sensações dolorosas;
- correntes entre 20mA e 100mA causam, em geral, grandes dificuldades respiratórias;
- correntes superiores a 100mA são extremamente perigosas, podendo causar a morte da pessoa, por provocar contrações rápidas e irregulares do coração(este fenômeno é denominado fibrilação cardíaca);
- correntes superiores a 200mA não causam fibrilação, porém dão origem a graves queimaduras e conduzem à parada cardíaca. 

Por outro lado, a voltagem não é determinante neste fenômeno. Por exemplo, em situações de eletricidade estática (pente eletrizado, gerador de Van de Graaff usado em laboratórios de ensino etc.), embora ocorram voltagens muito elevadas, as cargas envolvidas são, em geral, muito pequenas e os choques produzidos não apresentam, normalmente, nenhum risco.

Entretanto, voltagens relativamente pequenas podem causar graves danos, dependendo da resistência do corpo humano. O valor desta resistência pode variar entre, aproximadamente, 100 000 , para a pele seca, e cerca de 1 000 ,para a pele molhada.

Em casos de tensões muito elevadas, como ocorre nos cabos de transmissão de energia elétrica, o contato com eles é sempre perigoso. Por maior que seja resistência de uma pessoa (mesmo com a pele seca e contatos através de isolantes), uma voltagem de 13 600 V, encontrada nos cabos de alta tensão das ruas das cidades, poderá dar origem a uma corrente fatal. Por isso mesmo, muitas pessoas ficam intrigadas ao verem um pássaro pousado em um fio de alta tensão, sem ser eletrocutado. Este fato é possível porque ele toca apenas um fio, em dois pontos muito próximos. Assim a corrente que atravessa o corpo do pássaro é imperceptível. Entretanto, se o pássaro, por infelicidade, abrir as asas e tocar simultaneamente os dois fios de alta tensão, receberá um choque violentíssimo, que causará sua morte imediata.



GRUPO HIPER TENSÃO.

CHOQUE ELÉTRICO

Choque elétrico é quando uma corrente elétrica ocasionada por uma diferença de potencial (DDP) atravessa um corpo, podendo causar sensação de formigamento, queimaduras ou até mesmo a morte dependendo de sua intensidade. O choque, dessa forma, somente acontece quando a corrente elétrica entra por um determinado local e sai por outro, ou seja, fecha o ciclo da eletricidade que é a condução de energia.


Por que os passarinhos não levam choque ao pousar em fios elétricos?

Quando o pássaro pousa em um único fio da rede elétrica, ele toca em pontos de mesmo potencial, e a DDP entre suas patas é nula: nenhuma corrente elétrica se estabelece através dele. Se um pássaro tocar em dois fios ao mesmo tempo, ou em um fio e no poste, ele ligará dois pontos de potenciais elétricos diferentes e será eletrocutado. 
Pessoas recebem descarga elétrica ao encostar nos fios por estarem em contato com o solo, que está em um potencial elétrico diferente do fio, o que produz corrente. Da mesma forma, se uma pessoa se pendurar em um fio de alta tensão sem entrar em contato com outro fio, o chão ou o poste, ela nada sofrerá.


Grupo: Ionizados.

CHOQUE ELÉTRICO

Numa época não muito distante, ocorreu uma corrida tecnológica entre as maiores mentes daquele século e ficou conhecida como "Guerra das Correntes". Onde o vencedor receberia um prêmio se conseguissem levar a energia produzida nas Cataratas do Niagara, até a cidade de Nova Iork. 

O inventor Thomas Edison que usava corrente continua (DC) e o Magnata George Whesthouse
que usava corrente alternada (AC), se tornaram os maiores concorrentes nessa disputa. 

Em certa ocasião Thomas Edison viu a oportunidade de tirar seu concorrente da disputa. Usando a tecnologia de Whesthouse, T. Edison eletrocutou um elefante em praça pública, dando um choque elétrico. Demonstrando assim os perigos no uso da corrente alternada. Edison tinha o objetivo de aterrorizar a população sobre o uso da corrente alternada. 


Ao final, Thomas Edison fracassou e George Whesthouse venceu a Guerra das Correntes com  a ajuda do engenheiro elétrico e inventor Nicola Tesla.

                                                               
Atualmente o choque elétrico é definido como a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como condutor. Essa passagem de corrente pode causar: sustos, queimaduras, parada cardíaca e até mesmo morte.


Grupo: Elétrons Livres.