terça-feira, 25 de abril de 2017

INSTALAÇÃO DE VENTILADOR DE TETO E AUTOMATIZAÇÃO DA CAIXA D'ÁGUA.


INSTALAÇÃO DE VENTILADOR DE TETO.

 OS VENTILADORES DE TETO TEM GRANDE APLICAÇÃO E UTILIDADE NA INSTALAÇÃO RESIDENCIAL, SERVE PARA VENTILAR AMBIENTES TIPO  BARES, SALAS, QUARTOS ETC..
  ANTES DA INSTALAÇÃO DEVEMOS PROVIDENCIAR SUA FIAÇÃO E CHECAGEM DA ALIMENTAÇÃO DA REDE:

ESQUEMA DE LIGAÇÃO:

 NESTE ESQUEMA DE LIGAÇÃO TEMOS, CHAVE DE REVERSÃO, LUZ E O VARIADOR DE VELOCIDADE.

NESTE AQUI TEMOS SOMENTE A CHAVE DE REVERSÃO E FOI O UTILIZADO NA APLICAÇÃO NO LABORATÓRIO.

AUTOMATIZAÇÃO DA CAIXA D'ÁGUA.


 NESTA APLICAÇÃO FOI UTILIZADO DUAS CHAVES DO TIPO BOIA PARA CONTROLE DO NÍVEL DE DUA CAIXAS D"ÁGUA,ESTE TIPO DE CONTROLE É BASTANTE APLICADO EM CONDOMÍNIOS E RESIDENCIAS.
  FEITO A INSTALAÇÃO DAS CHAVES BOIA NO LABORATÓRIO E VIMOS SEU FUNCIONAMENTO.

 CONCLUÍMOS COM ESSA ATIVIDADE EM LABORATÓRIO QUE A AUTOMAÇÃO ESTA PRESENTE EM NOSSO COTIDIANO, SEJA NA APLICAÇÃO MAS SIMPLES COMO EM AMBIENTES MAS SOFISTICADOS.



Grupo Eletrizados

INSTALAÇÃO DO RELÉ FOTO ELÉTRICO.



  RELÉ FOTO ELÉTRICO.

 O RELE FOTO ELÉTRICO É CONSIDERADO UM DOS PIONEIROS NA AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL, COM SUA CHEGADA TROUXE A POSSIBILIDADE DE LIGAR E DESLIGAR UM CIRCUITO AUTOMATICAMENTE.
 SEU FUNCIONAMENTO É ATRAVÉS DE UMA RESISTÊNCIA QUE VARIA DE ACORDO COM A INTENSIDADE DE LUZ DETECTADA NA SUA CÉLULA, ABRINDO OU FECHANDO UM CONTATO INTERNO.

ESQUEMA DE LIGAÇÃO:










 GRANDE É A SUA APLICAÇÃO, POSTE DE ILUMINAÇÃO PUBLICA, LETREIROS, CIRCUITO ELÉTRICOS, ETC.

O GRUPO DE ESTUDO EM CLASSE, TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE LIGAR E VERIFICAR SEU FUNCIONAMENTO.

Grupo eletrizados.






INSTALAÇÃO DO SENSOR DE PRESENÇA E CHAVE BOIA.



INSTALAÇÃO DO SENSOR DE PRESENÇA E CHAVE BOIA.

SENSOR DE PRESENÇA

  O SENSOR DE PRESENÇA E UM EQUIPAMENTO ELETRÔNICO CAPAZ DE DETECTAR PRESENÇA DE PESSOAS DENTRO DO SEU RAIO DE ATUAÇÃO, PODE ACENDER UMA LAMPADA, ATUAR UM ALARME, ETC...
TEM GRANDE APLICAÇÃO NA AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL E INDUSTRIAL.

ESQUEMA ELÉTRICO DE LIGAÇÃO










LOCAIS ONDE PODEMOS VER A INSTALAÇÃO DOS SENSORES DE PRESENÇA É:
 EM CONDOMÍNIOS, ENTRADA DE ESCADAS, GARAGENS, BANHEIROS, ETC...
SENSORES DE PRESENÇA NA AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL É SINAL DE ECONOMIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA.


CHAVE DO TIPO BOIA


APLICAÇÃO:

Esse equipamento é um interruptor que serve para controle e indicação do nível de água em poços ou reservatórios com grande precisão e durabilidade.
* Protege a bomba contra o trabalho sem água (pane seca) ou controla o nível em reservatório evitando o seu transbordamento.
Liga bomba com reservatório vazio e desliga com reservatório cheio.
Liga bomba quando há água e desliga na falta de água.


ESQUEMA DE LIGAÇÃO:








 Tem grande aplicação em controle de nível em condomínios e residencias.
com fácil tipo de montagem e ligação, tem baixo custo e boa durabilidade.
se tornando um equipamento amplamente utilizado para controle de nível.


Grupo Eletrizados.

Grupo Hiper Tensão - Sensores de presença, Chaves boias.

Sensores de presença

Os sensores detectam a presença das pessoas pelo calor emitido pelos movimentos através do infravermelho. Esses dispositivos conseguem captar a variação térmica e são calibrados de acordo com a temperatura das pessoas (35º a 38º graus Celsius). Com isso quando uma pessoa entra em ambiente que possui sensores de presença, ocorre uma mudança na luz infravermelha que dispara um “alarme” no equipamento, acionando então a lâmpada.

Alguns deles podem funcionar emitindo micro-ondas, que ao detectar movimentos ligam as lâmpadas. Ambos conseguem monitorar uma área de até 6 metros e com uma abertura de 120º. Geralmente o tempo de desligamento após a detecção do movimento é de 1 minuto, podendo ser alterado.

Instalação

Os sensores de presença geralmente são instalados no teto, próximos às lâmpadas ou lustres, mas podem também ser colocados nas paredes. Eles também podem ser utilizados em qualquer tipo de lâmpadas, como: incandescentes, fluorescentes, mercúrio e lâmpadas LED. Geralmente são bivolts podendo ser alimentados por tensão de 127V ou 220V.

Para realizar a instalação é necessário que a energia elétrica esteja desligada. Certifique-se que todas as conexões estejam firmes e isoladas e tome muito cuidado para não exceder o limite de potência especificado pelo fabricante do equipamento.

Depois de instalado, em seu primeiro uso o sensor demorará entre 3 e 5 minutos para apagar a lâmpada, pois é o tempo gasto para configuração interna do equipamento. Depois disso passará a funcionar sempre de acordo com o tempo ajustado. Os sensores ainda podem ser utilizados sem nenhuma modificação no projeto elétrico de uma casa ou um prédio




Chaves boias 

As chaves boias (boias automáticas) são sensores que medem o nível de água num reservatório e servem como “interruptores automáticos” para controlar o funcionamento de uma bomba d’água. Assim, a chave boia liga a bomba d’água, se a água da caixa ficar mais baixa que um determinado nível desligando-a quando a caixa estiver suficientemente cheia.


Este equipamento elétrico (boia automática), é responsável por ligar e desligar a bomba d’água, quando necessário.

INSTALAÇÃO DE UM SENSOR DE PRESENÇA E CHAVE BOIA

SENSOR DE PRESENÇA

    O sensor de presença é um dispositivivo utilizado para detecção de movimentos, onde é preciso acionar uma carga, como por exemplo, lâmpadas, alarmes, portas automáticas etc.
     Para a instalação do sensor seguimos o esquema multifilar abaixo:

O sensor possui três terminais, sendo eles uma fase, um neutro e um retorno. No caso de uma instalação monofásica, a fase é ligada ao disjuntor e o neutro ao barramento de neutro, o retorno sai do sensor de presença e vai direto a carga, que também é ligada ao neutro.



CHAVE BOIA

     A chave boia é um tipo de interruptor que é usado para controle de nível, por meio de acionamento automático de bombas e sistemas de alarme.

     A chave boia possui três terminais, sendo um o comum, contato para boia inferior, e contato para boia superior. Para sua ligação, derivamos uma fase do disjuntor e ligamos no terminal comum da boia. O retorno sai do terminal necessário da boia (Superior ou inferior) e vai para a carga (bomba). O neutro vai direto para a bomba. O terminal que não é usado deve ser isolado para evitar risco de choque elétrico.






Grupo: Ionizados
INSTALAÇÃO DE INTERRUPTOR AUTOMÁTICO DE PRESENÇA E UMA CHAVE BOIA

OBJETIVOS 1: Instalação e simulação de sensor de presença bivolt

OBJETIVOS 2: Instalação e simulação de como funciona um sistema automático de reservatório de caixa d'água.

MATERIAL NECESSÁRIO: Chave de fenda, chave phillips, dois disjuntores unipolares, condutores, uma lâmpada, sensor de presença. uma chave boia modelo MG CB-2000,

FUNCIONAMENTO 1: - Detecta o movimento de pessoas 
através do calor emitido por infravermelho.
- Detectores de presença são de uma grande grande ajuda na economia de energia, evitando gastos desnecessarios, ligando e desligando automaticamente as luzes do ambiente.

- Não conseguir manter a luz acesa por muito tempo é uma desvantagem, já que se você precisar realizar um trabalho que não exija muito movimento haverá complicações

FUNCIONAMENTO 2: - É um instrumento para controle e indicação de nível em líquidos que, por ação da flutuação assume posições que podem ligar ou desligar um circuito elétrico.
Permitem ao mesmo tempo um controle do nivel de agua no reservatorio alto (caixa dagua) e do nivel do reservatorio baixo (cisterna).
- Algumas das desvantagens são que além de que deve haver manutenção, e devem ser considerados outros fatores, tais como a influência das variações da temperatura , densidade, composição e umidade do fluido e a possibilidade de compensação.

PROCEDIMENTO: Montamos os circuitos e simulamos o funcionamento em cada uma das instalações.

GRUPO: Elétrons Livres.




Relatório Aula Prática - Sensor de Presença e Chave Boia

No dia 18/04/17 foi feito a instalação de um interruptor automático de presença (IAP) e uma chave boia. O objetivo dessas instalações foi o acionamento de uma lampada incandescente 127V/60W em situações desejáveis.
No IAP temos três terminais de ligação. O preto, ligado a fase na rede elétrica, o azul, ligado ao neutro da rede elétrica e o vermelho, ligado a lampada, sendo utilizado como retorno, saindo um condutor azul da lampada e sendo ligado ao neutro da rede elétrica.
Já a chave boia pode ser ligada de duas formas, Na forma de reservatório superior e na forma de reservatório inferior. A chave boia possui três terminais, marrom, preto e azul, mas em cada situação citada ( reservatório superior e inferior) são ligados somente dois. Na forma de reservatório superior é ligado o terminal preto na fase da rede elétrica e o azul na carga a ser alimentada, ficando o marrom isolado. Já na forma de reservatório inferior, o azul fica isolado, o preto continua ligado ligado a fase da rede elétrica e o marrom é ligado na carga a ser alimentada. Em ambos os casos temos um condutor de cor azul saindo da carga alimentada em direção ao neutro da rede elétrica.

Tanto na instalação do IAP, quanto na chave boia, é utilizado um disjuntor monofásico para seccionamento da fase.

O resultado da instalação do IAP, foi que quando ele detectou movimento no ambiente, mandou um sinal de acionamento para a lampada e mante a mesma acesa durante um tempo programável

O da chave boia, quando instalada para a forma de reservatório superior , foi que quando a mesma era posicionada no alto, acendia a lampada e se era abaixada, apagava a lampada.

Já quando instalada na forma de reservatório inferior, o resultado foi o inverso, de quando instalada na forma de reservatório superior


Grupo: Polaridade Máxima

sábado, 22 de abril de 2017

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA - SENSOR DE PRESENÇA E CHAVE BOIA 

O sensor de presença ou interruptor automático de presença (IAP), é  muito utilizado em lugares que não tem tanto fluxo de pessoas, como: corredores de prédios, banheiros de bares, estacionamentos, entre outros. Pois ele tem maior eficiência, proporcionando maior economia de energia e mais comodidade ao usuário.
Os materiais utilizados na montagem, foram: Chave de fenda, chave philips, um disjuntor, condutores, uma lâmpada, um sensor de presença 127V/220V. O sensor foi montado de acordo com o diagrama multifilar, feito pelo professor em sala.

A chave boia ou chave de nível é utilizada para abrir e/ou fechar um circuito elétrico através de sua posição (para cima ou para baixo). Tendo como principal função o acionamento e/ou desligamento de uma bomba em um determinado reservatório, ela só é ativada no momento que a água atinge o nível pretendido (inferior ou superior).
Os materiais utilizados na montagem, foram: chave de fenda, chave philips, um disjuntor, condutores, uma lâmpada e uma chave boia. A embalagem da chave informa sobre os dois tipos de montagem, inferior (quando para baixo aciona e para cima desliga) e superior (efeito contrário). Nosso grupo seguiu as instruções nela contidas e montou a superior.


Grupo: Tesla no grau.





terça-feira, 18 de abril de 2017

Relatório Aula Pratica - Relé Fotoelétrico


No dia 11 de março de 2017, foi realizado a ligação do rele fotoelétrico em uma lâmpada com a finalidade de substituir o comando manual de iluminação por um comando automático, isso significa que a lâmpada acende ao anoitecer e apaga ao amanhecer ou visse verça.

Para a realização do circuito foram utilizados um rele fotoelétrico e os condutores fase e neutro.
Ligamos o condutor fase, que já estava conectado ao quadro de distribuição, no condutor preto do rele, o condutor neutro, que também já estava conectado ao quadro de distribuição, foi ligado no condutor branco do rele, ligamos o condutor vermelho do rele junto com outro condutor neutro no receptáculo da lâmpada. Ao terminar esta ligação energizamos o circuito depois da vistoria do professor e funcionou perfeitamente.

QUAL A FUNÇÃO DO RELÉ FOTOELÉTRICO?


É um dispositivo que funciona em função da incidência da luz natural conhecido como fotocélula. Basicamente é constituído de um foto resistor que funciona como um interruptor que energiza as lâmpadas quando nele não há incidência da luz natural.
São utilizados para reduzir o consumo de energia nas áreas externas, como iluminação pública, pátios industriais, áreas externas de condomínios etc. Os relés modernos são insensíveis a variações bruscas de luminosidade, como relâmpagos e faróis, graças ao seu circuito de timer incorporado, o que evita acionamentos indesejados.
Grupo: Polaridade Máxima


Instalação do relé fotoelétrico



   O relé fotoelétrico é um dispositivo destinado ao acionamento de cargas elétricas em sistemas. Em geral, este aparelho é utilizado com muita frequência em sistemas de iluminação pública, placas luminosas, etc.
   O Relé fotoelétrico possui uma bobina, um LDR e um contato que é acionado quando a bobina é energizada. O LDR funciona como uma resistência que varia de acordo com a luminosidade que incide sobre ele. Assim, o sensor de luminosidade fica ligado a bobina do relé, energizando-a de acordo com a luminosidade do ambiente
    Quando o LDR sofre uma grande mudança de luminosidade que incide sobre ele, afeta também a bobina que está sendo energizada por ele, e, assim, alterna os contatos do relé, controlando o circuito conectado ao relé.


Instalação



    Para uma instalação 110v, deriva-se do disjuntor uma fase que é conectada ao fio preto do relé. O fio branco é ligado direto ao barramento neutro e a carga, e o fio vermelho (retorno) é ligado ao borne central do receptáculo.        
     


Objetivo

     O objetivo da aula era acender, de forma automática, uma lâmpada na ausência de luz e apagar na presença de tal. O objetivo foi concluído.

     Grupo ionizados.


LABORATÓRIO - RELÉ FOTOELÉTRICO - 11/04/2017


OBJETIVO:

Instalar relé fotoelétrico de tensão 127V

MATERIAL NECESSÁRIO:
Chave de fenda, fios, chave de philips, alicate de corte, desencapador de fios, relé fotoelétrico.

PROCEDIMENTOS:
Montar o circuito segundo o diagrama multifilar 

Simular a atuação do relé fotoelétrico deixando o mesmo sobre a luz, tampar o relé com algum objeto escuro.


RESULTADO ESPERADO:
Observar a atuação do relé deixando o mesmo sobre a luz e observar que a lâmpada apaga. Tampar o relé e observar que a lâmpada acende.







GRUPO: ELETRÓNS LIVRES
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA- RELÉ FOTOELÉTRICO 

Foram feitas as instalações de um relé fotoelétrico e uma lâmpada, ambos 127V, com o objetivo de fazer a lâmpada ficar apagada durante o dia e acender automaticamente ao escurecer. Para isso, foram utilizadas as seguintes ferramentas: Alicate de corte, chave philips e chave de fenda.
Ao fim da instalação, a lâmpada acendeu pois a chave do circuito do relé é normalmente fechada. Para que apagasse, teve-se que aumentar a quantidade de luz e aguardar alguns instantes para que o sistema abrisse a chave. Logo após, tampou-se o relé com um material opaco para impedir a entrada de luz, o que provocou o fechamento da chave, ligando assim a lâmpada. 
Para que os dois funcionem em 220V, os dois neutros da ligação anterior dariam lugar a duas fazes. 



O relé é muito utilizado para o acionamento automático de lâmpadas, letreiros ou circuitos elétricos que precisam ficar acesos durante a noite.
Grupo: Tesla no grau.

segunda-feira, 17 de abril de 2017

RELÉ FOTOELÉTRICO

Relatória aula prática do dia 11/04/17 - Grupo Hiper tensão


RELÉ FOTOELÉTRICO

Resultado de imagem para rele fotoeletrico
Relé fotoelétrico é um tipo de sensor muito utilizado no nosso dia a dia em varandas, iluminação pública, praça, jardins, etc, que, de forma automatizada, possibilita que uma lâmpada seja acessa por meio da conversão de sinal luminoso em sinal elétrico que será processado por um circuito e que funcionará conforme foi programado. Sensores que possibilitam essa conversão são chamados de LDRs.
Neles, a resistência apresentada à passagem de uma corrente elétrica depende da quantidade de luz que incide numa superfície sensível à base de Sulfeto de Cádmio ou CdS.

Figura 3
No escuro, a resistência típica de um sensor desse tipo pode chegar a mais de 1 M Ohm. No claro, sob iluminação solar direta, essa resistência pode cair a algumas dezenas de Ohm. 

Resultado de imagem para rele fotoeletrico 



VEJA ABAIXO COMO FAZER A INSTALAÇÃO DO RELÉ FOTOELÉTRICO!



Deve se levar em consideração, que a potência máxima da maioria dos relés fotoelétricos disponíveis no mercado é de 1000W. De acordo com os cálculos da potência elétrica, a corrente elétrica máxima que um relé destes suporta seria de aproximadamente 7,8A, para um circuito de 127V.
Caso o relé fotoelétrico seja ligado com o visor do sensor LDR voltado diretamente para a lâmpada que o mesmo estará acionando, ocorrerá um efeito pisca pisca, o visor sempre deve ficar voltado para a direção onde haja menos luz, no caso de instalação para ligação de circuitos ao entardecer  é recomendável que o sensor LDR fique voltado sempre para o sul, para uma maior aproveitamento da iluminação da tarde.

Após a instalação do circuito o grupo Hiper tensão simulou o período diurno com o flash do celular.

Durante o período que manteve-se acessa o flash a lâmpada manteve-se apagada, demonstrando a não necessidade de luz artificial durante o período diurno uma vez que temos luz natural.


Ao cobrir o relé fotoelétrico com uma caixa de papelão para simular o período noturno e consequentemente de menos luz a lâmpada acende.




GRUPO HIPER TENSÃO

terça-feira, 11 de abril de 2017


Laboratório 2


       Circuito three way e four way.

Nesta aula de laboratório, aprendemos a fazer a ligação de uma lampada com interruptores paralelo three way e four way, e vimos suas aplicações e utilidades no dia a dia.

Ligação de interruptor paralelo three way:

Os interruptores Three Way geralmente são empregados em escadas, cômodos grandes, garagens, corredores com mas de uma saída, assim o usuário pode acender a lâmpada no começo da escada e apaga-la ao final. Grande é a sua utilidade no ambiente residencial e industrial.

Materiais:

02 Interruptores Three Way;
01 Receptaco (Boquilha)
Cabos de acordo com o dobro distância entre os dois Interruptores e de acordo com o diâmetro de cabeamento utilizado em sua instalação elétrica.

ligação passo a passo.

Para a instalação de um interruptor Three Way, deve-se seguir os seguintes passos: 
No borne central do primeiro interruptor Three Way, deve-se ligar a fase, nos dois outros bornes deste mesmo interruptor deve-se ligar dois retornos, Estes dois retornos que estão ligados no interruptor Three Way 1, devem ser ligados no Interruptor Three Way 2, sendo um retorno em cima e o outro no borne de baixo, no borne central do interruptor Three Way 2, deve-se ligar o Retorno que vai para a lâmpada, na lâmpada deve-se ligar o retorno central do Three Way 2 e o neutro.




ligação de interruptor four way.


Os interruptores four way são sistemas de instalação elétrica onde é possível acionar uma lâmpada de três ou mais locais sem muita dificuldade, para isto, todo circuito four way precisa de no minimo dois interruptores Three way e um interruptor four way.



Esquema de ligação passo a passo.


materiais:
02 Interruptores Three Way
01 receptaculo
Interruptores Four Way (quantidade varia de acordo com o projeto)
Fios com diâmetro adequado à instalação elétrica do local e com comprimento suficiente para realizar o trajeto entre todos os interruptores.

ligação.
faz a mesma ligação do three way e acrecenta um interruptor four war entre os dois interruptores three way.

assim concluimos nossa tarefa no laboratorio e aprendemos a ligar os interruptores paralelos three way e four way.



Atç, 
 Grupo eletrizados

GRUPO HIPER TENSÃO

Orientados pelo professor Flávio, na aula do dia 04/04 aprendemos a fazer uma instalação three Way e four way.

A partir disso, compreendemos que os interruptores four way são sistemas de instalação elétrica onde é possível acionar uma lâmpada de três ou mais locais sem muita dificuldade, para isto, todo circuito four way precisa de no minimo dois interruptores Three way e um interruptor four way ou também chamado intermediário.


Já o Three Way é instalado em ambientes amplos que precisam de acionamento de lâmpadas em 2 lugares com pontos diferentes
Desta forma, são utilizados dois interruptores como mostrar o esquema a seguir:
GRUPO HIPER TENSÃO 

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

 INSTALAÇÃO DE INTERRUPTOR THREE WAY E FOUR WAY



    Apresentaremos neste relatório o processo de instalação de uma lâmpada com interruptor three way e four way.
    O three way é geralmente utilizado em lugares onde se faz necessário acionar a lâmpada por um ponto e apagar por outro, como escadas e corredores. O four way só pode ser utilizado entre 2 three ways, e o utilizamos quando necessário mais de 2 pontos de acionamento (interruptores), de acordo com a necessidade de cada usuário.
    Para instalação do three way, derivamos uma fase do disjuntor e conectamos diretamente ao terminal do meio de um dos three ways, onde, do mesmo saem dois retornos que são ligados direto aos terminais externos do segundo three way, e do terminal central sai o retorno que é conectado ao receptáculo. O neutro é derivado do barramento e vai direto para o terminal restante do receptáculo onde é ligado a lâmpada.
   No caso de ser necessário mais pontos de acionamentos o four way é ligado entre os retornos que saem dos three ways.












Grupo ionizados.

Relatório Aula Prática : Circuitos Three Way e Four Way



   No dia 4 do mês de março de 2017, foi realizada a ligação de uma lampada por interruptores three way e fourway seguindo como base o diagrama multifilar passado pelo professor.
   Para a realização de tal circuito foram utilizados dois interruptores three way e um four way, além de um disjuntor e os condutores fase e neutro
   A ligação aconteceu da seguinte forma:
Ligamos o condutor fase, que já estava conectado ao quadro de distribuição, ao interruptor three way e do mesmo saíram dois retornos ao encontro do outro interruptor three way, entraram dois retornos e saiu o retorno final em direção a lampada, a respeito do neutro, o mesmo já estava ligado ao receptáculo. Ao terminar essa primeira ligação  energizamos o circuito depois da vistoria do professor e funcionou perfeitamente.
  Na segunda ligação acrescentamos o fourway ao circuito entre os dois interruptores threeway de forma que entrasse dois retornos e saíssem dois retornos e assim a lampada era comandada de 3 pontos diferentes.



 Interruptor Three Way                                                                       

  O interruptor three way é indicado para ligar lâmpadas, pequenos motores e ventiladores de teto de dois locais diferentes do ambiente. Possui três diferentes pontos de conexão para seus condutores.
Ele permite, por exemplo, ligar a luz numa parede e desliga-la em outro interruptor que está em outra parede.

  Interruptor Four Way                                                                       
Interruptores intermediários ou four ways são semelhantes aos three ways, com a diferença que permitem controlar a carga de energia de três ou mais locais diferentes do ambiente.
É bastante utilizado para acionar a iluminação externa de qualquer lugar de sua área e sempre são instalados entre os paralelos.
Grupo: Polaridade Máxima 
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA 2 E 3 - CIRCUITO THREE WAY E FOUR WAY 

OBJETIVO: Nós pretendemos fazer com que uma pessoa consiga acender e apagar uma lâmpada através de (no three way) 2 interruptores e (no four way) 3 ou mais interruptores, proporcionando ao usuário maior conforto e praticidade.  

EQUIPAMENTOS/ INSTRUMENTOS: Foram utilizados 2 interruptores (com 3 conexões) para o three way e 1 interruptor (com 4 conexões) para o four way, 1 disjuntor, cabos de alimentaçao, chave philips, fenda, alicate de corte, um receptáculo e uma lâmpada.

DESENVOLVIMENTO: Montamos os circuitos de acordo com o diagrama multifilar feito pelo professor em sala. 


CONCLUSÃO: Percebemos que a instalação desse tipo de circuito é bastante eficaz em longos corredores, jogos de escadas, cômodos relativamente grandes, indústrias, entre outros.


Grupo: Tesla no grau.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

RELATÓRIO LABORATÓRIO 3 WAY E 4 WAY

THREE WAY


OBJETIVO: montar um circuito de interruptor paralelo (three way) de acordo com o diagrama multifilar.


 MATERIAL UTILIZADO: chaves philips e de fenda, alicate de corte, desencapador de fios, 2 interruptores paralelos, fios e receptáculo da lampada.



PROCEDIMENTOS: Ligar os fios em seu lugar apropriado de acordo com o diagrama multifilar.
RESULTADO OBTIDO: Lâmpada acende ou desliga em todos os interruptores.







--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



FOUR WAY
OBJETIVO: Montar um circuito com interruptor paralelo (Four Way) de acordo com o diagrama multifilar
MATERIAL UTILIZADO: chaves philips e de fenda, alicate de corte, desencapador de fios, 2 interruptores paralelos e um interruptor intermediário, fios e receptáculo da lampada.








PROCEDIMENTOS:  Ligar os fios em seu lugar apropriado de acordo com o diagrama multifilar.
RESULTADO OBTIDO: Lâmpada acende ou desliga em qualquer um dos 3 interruptores.














GRUPO: Elétrons livres.