terça-feira, 25 de abril de 2017

Relatório Aula Prática - Sensor de Presença e Chave Boia

No dia 18/04/17 foi feito a instalação de um interruptor automático de presença (IAP) e uma chave boia. O objetivo dessas instalações foi o acionamento de uma lampada incandescente 127V/60W em situações desejáveis.
No IAP temos três terminais de ligação. O preto, ligado a fase na rede elétrica, o azul, ligado ao neutro da rede elétrica e o vermelho, ligado a lampada, sendo utilizado como retorno, saindo um condutor azul da lampada e sendo ligado ao neutro da rede elétrica.
Já a chave boia pode ser ligada de duas formas, Na forma de reservatório superior e na forma de reservatório inferior. A chave boia possui três terminais, marrom, preto e azul, mas em cada situação citada ( reservatório superior e inferior) são ligados somente dois. Na forma de reservatório superior é ligado o terminal preto na fase da rede elétrica e o azul na carga a ser alimentada, ficando o marrom isolado. Já na forma de reservatório inferior, o azul fica isolado, o preto continua ligado ligado a fase da rede elétrica e o marrom é ligado na carga a ser alimentada. Em ambos os casos temos um condutor de cor azul saindo da carga alimentada em direção ao neutro da rede elétrica.

Tanto na instalação do IAP, quanto na chave boia, é utilizado um disjuntor monofásico para seccionamento da fase.

O resultado da instalação do IAP, foi que quando ele detectou movimento no ambiente, mandou um sinal de acionamento para a lampada e mante a mesma acesa durante um tempo programável

O da chave boia, quando instalada para a forma de reservatório superior , foi que quando a mesma era posicionada no alto, acendia a lampada e se era abaixada, apagava a lampada.

Já quando instalada na forma de reservatório inferior, o resultado foi o inverso, de quando instalada na forma de reservatório superior


Grupo: Polaridade Máxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário